7ºano/2017























Atividade desenvolvida em 2016

Atividade sobre Organização dos seres vivos, matéria e energia, reprodução e evolução dos seres vivos.
Os alunos receberam 3 propostas de dissertação sobre esses assuntos.
- Proposta 1: disserte sobre organização celular. Fale sobre as células, os tecidos, órgãos e sistemas do corpo humano, seres pluricelulares e unicelulares.
- Proposta 2: disserte sobre matéria e energia. Fale sobre crescimento e desenvolvimento dos seres vivos, renovação do corpo, energia do corpo, respiração celular, seres autotróficos e heterotróficos e cadeia alimentar.
- Proposta 3: disserte sobre reprodução e evolução dos seres vivos. Fale sobre reprodução assexuada e sexuada, hereditariedade, evolução dos seres vivos, mutações e seleção natural.

Esses foram alguns resultados dessa avaliação:
Proposta 1: Valdir
        Os seres vivos possuem armazenados em seu DNA as informações sobre o seu funcionamento e sua estrutura. O material genético encontrado na célula dos seres vivos imprimem sua identidade apesar de grande semelhanças por apresentarem grande número de unidades que formam os seres vivos, todas guardam muitas semelhanças por apresentarem material genético (DNA). Todos os seres vivos são formados por células, onde ocorrem todas as reações químicas. Quando organizadas as células formam tecidos.
        As células apresentam dimensões muito variáveis. A célula só é visível ao microscópio. A célula básica da vida de todos os organismos.
       Os tecidos formados pelas células organizadas se reúnem para formar os órgãos, que por sua vez se ligam a outros órgãos que funcionam em conjunto, constituindo um sistema ou aparelho:como exemplo, temos: o sistema respiratório e o digestivo.
     Os seres vivos constituídos por uma única célula são chamados seres unicelulares. Já os seres vivos constituídos por várias células, denominam-se seres pluricelulares. 

Proposta 2: Eduardo
         Meu texto vai falar sobre matéria e energia, seguindo a proposta 2 da avaliação.
       Para começar precisamos entender que a matéria se forma a partir da célula que se multiplica pela reprodução assexuada. Todo ser vivo nasce de outro ser vivo, suas células vão aumentando formando tecidos, órgãos e sistemas, até que o organismo se forme.
        Ao longo da vida os seres passam por mudanças, formando um ciclo, eles nascem, crescem, se reproduzem e morrem, e conforme o corpo vai mudando as células vão ficando diferentes.
        São os alimentos que dão substâncias que ajudam no desenvolvimento das células e do corpo.
      Conforme o corpo vai crescendo, a quantidade de células aumenta e elas vão se renovando. Assim podemos dizer que os nutrientes dos alimentos ajudam na renovação das células e também servem de energia para o corpo.
     O corpo obtém energia a partir da respiração celular que ocorre dentro da célula, através da junção da glicose (um tipo de açúcar) com o oxigênio. Essas substâncias se transformam em gás carbônico e água. E essa transformação que gera energia para os seres vivos.
      Com as plantas é diferente, elas tem a capacidade de produzirem glicose dentro de seu corpo pelo processo da fotossíntese sem precisar de outros seres para se alimentar, por isso dizem que as plantas tem nutrição autotrófica, ou seja, produzem seu próprio alimento.
      Já os animais precisam se alimentar de outros seres e por isso tem uma nutrição heterotrófica, ou seja, dependem dos açúcares presentes nos vegetais ou em outros animais.
       E a essa necessidade de alimentação que se forma a cadeia alimentar, onde um ser precisa do outro para se alimentar e a base de tudo são as plantas.    

Proposta 3: Julia N.
Evolução dos seres vivos: é quando um organismo desaparece e dá lugar a outro. O estudo dos fósseis nos ajuda a saber mais sobre o organismo que desapareceu.
Reprodução sexuada: é quando dois indivíduos da mesma espécie e com gametas diferentes se cruzarão para formar um novo ser vivo. 
Reprodução assexuada: é quando os dois gametas não se unem para a reprodução, a célula se divide sozinha.
Hereditariedade: é quando a criança nasce exatamente igual aos pais que ela tem, ou com as mesmas características.
Mutações: podemos dizer que as mutações originam novas características.
Seleção natural: a seleção natural acontece por que existem dois tipos de animais os mais rápidos e os menos rápidos, e os mais fracos. esses tem menos chances de ter descendentes.






Nenhum comentário:

Postar um comentário