Projeto: Alimentação Saudável/ 2017
Turmas envolvidas: 8ºano e 4°ano
Objetivos:
Refletir a alertar, pais e alunos, sobre hábitos alimentares, desperdício de alimentos e a importância da atividade física desde a infância.
Introdução
O
intuito deste trabalho é conscientizar, pais e alunos, da importância de
hábitos saudáveis e quais as consequências da fala deles.
Aproveitando que a escola é um espaço privilegiado para a promoção da saúde e desempenha papel
fundamental na formação de valores, hábitos e estilos de vida, entre eles o da
alimentação. A promoção de uma alimentação saudável no espaço escolar pressupõe
a integração de, ações de estímulo à adoção de hábitos alimentares saudáveis,
por meio de atividades educativas que informem e motivem escolhas individuais;
e ações de proteção à alimentação saudável, por meio de medidas que evitem a
exposição da comunidade escolar a práticas alimentares inadequadas.
Durante as discussões sobre a importância de se alimentar bem, os alunos irão desenvolver atividades para além da sala de aula, entre elas palestras com nutricionistas, contação de histórias, vídeos educativos sobre o tema, rodas de conversas, releitura da obra de Giuseppe Arcimboldo, degustação de frutas e coleta seletiva.
Durante as discussões sobre a importância de se alimentar bem, os alunos irão desenvolver atividades para além da sala de aula, entre elas palestras com nutricionistas, contação de histórias, vídeos educativos sobre o tema, rodas de conversas, releitura da obra de Giuseppe Arcimboldo, degustação de frutas e coleta seletiva.
O
projeto ao mesmo tempo também busca realizar
um trabalho em parceria os pais, como participar de palestras
ministradas por nutricionistas sobre temas como obesidade e a importância
de comer de maneira saudável. Além
disso, prestigiar o trabalho das crianças durante a feira de ciências.
Já
na fase final foi realizado um
diagnóstico da influência do projeto no cotidiano escolar. Para que pudessemos verificar se, realmente, houve uma mudança significativa não só na qualidade da
merenda, mas também na mentalidade de alunos, pais e docentes.
Metodologia
Foi iniciado com os alunos do 8º ano do Ensino Fundamental, um estudo sobre alimentos e hábitos alimentares. Inicialmente, um levantamento sobre os hábitos alimentares de cada aluno da turma foi feito e discutido o que era "certo" e "errado" na alimentação deles.
Em um segundo momento, juntamente com as famílias, os alunos do 8°ano fizeram uma pesquisa sobre receitas saudáveis para a formação de um livro de receitas. Essa pesquisa tem o intuito de fazer com que eles percebam que é possível ter uma alimentação saborosa e saudável.
Em nosso primeiro encontro de trocas de receitas será elaborada uma receita de sorvete de banana, a receita será desenvolvida em aula e todos os alunos terão a oportunidade de experimenta - la.
Figura 1:Primeiro encontro: Sorvete de banana
(fonte: http://www.aldacavalcante.com/2014/02/receita-de-sorvete-de-banana-super.html)
Sendo intercaladas com aulas expositivas abordando a diferença entre os alimentos light, diet, com gordura saturada e insaturada bem como o uso de adoçante e açúcar em nossa dieta, o uso de corantes e a intolerância à certos alimentos que alguns de nós desenvolvem e a mudança que isso causa nos hábitos alimentares das pessoas que apresentam esse problema alimentar.
Receitas desenvolvidas pelos alunos:
Trabalhando a importância de ingerirmos frutas, como fonte de açúcar para o nosso corpo, no lugar de chocolates e bolachas recheadas, sucos naturais, ao invés de refrigerantes.
Os alunos também foram orientados em relação à leitura dos rótulos das embalagens dos alimentos, para que possam perceber alguns perigos que estão camuflados na descrição do produtos.
O 4°ano, terá alguns momentos em que fará lanches coletivos com o 8°ano, para ajudá - los a levar merenda saudável, levando frutas e sucos para a escola.
Durante as aulas foram trabalhados os distúrbios alimentares como: bulemia, anorexia e obesidade, os alunos demonstraram um bom conhecimento prévio sobre esses assuntos, mas não conheciam ninguém que os tivesse. Foi mostrado ao grupo fotos de pessoas com esses distúrbios e alguns ficaram chocados com algumas imagens. Também foi discutido a importância de consumirmos alimentos dos quais conhecemos a sua procedência e que nem sempre oa produtos que são vendidos como orgânicos, realmente são. Com isso resolvemos montar uma horta, com alguns temperos e verduras.
Os alunos do 8ºano, começaram a montar uma horta, utilizando garrafas PET. Durante a montagem da horta, cada aluno preparou sua garrafa PET e escolheu as suas sementes ou mudas para realizar o plantio. O plantio foi feito utilizando Terra Preta, terra adubada.
Figura 3: Primeiro plantio da nossa horta: salsa, cebolinha, pimenta, alface, alface roxa, manjericão
Depois de tudo pronto, os alunos regaram as plantas. Essa experiência se estenderá até o final do ano, pois os alunos irão realizar um plantio por mês, para conhecerem qual a melhor época para plantar determinado alimento.
Como atividade de fechamento os alunos fizeram uma releitura da obra de Giuseppe Arcimboldo, utilizando desenhos com frutas para construir rostos.
Turmas envolvidas: 8ºano
Objetivos:
Refletir a alertar, pais e alunos, sobre hábitos alimentares, desperdício de alimentos e a importância da atividade física desde a infância.
Introdução
Este projeto envolve toda a comunidade escolar e os professores de Ciência, Educação física e as professoras da Educação Infantil.
O intuito deste trabalho é conscientizar, pais e alunos, da importância de hábitos saudáveis e quais as consequências da fala deles.
Aproveitando que a escola é um espaço privilegiado para a promoção da saúde e desempenha papel fundamental na formação de valores, hábitos e estilos de vida, entre eles o da alimentação. A promoção de uma alimentação saudável no espaço escolar pressupõe a integração de, ações de estímulo à adoção de hábitos alimentares saudáveis, por meio de atividades educativas que informem e motivem escolhas individuais; e ações de proteção à alimentação saudável, por meio de medidas que evitem a exposição da comunidade escolar a práticas alimentares inadequadas.
Durante as discussões sobre a importância de se alimentar bem, os alunos irão desenvolver atividades para além da sala de aula, entre elas palestras com nutricionistas, contação de histórias, vídeos educativos sobre o tema, rodas de conversas, releitura da obra de Giuseppe Arcimboldo, degustação de frutas e coleta seletiva.
Durante as discussões sobre a importância de se alimentar bem, os alunos irão desenvolver atividades para além da sala de aula, entre elas palestras com nutricionistas, contação de histórias, vídeos educativos sobre o tema, rodas de conversas, releitura da obra de Giuseppe Arcimboldo, degustação de frutas e coleta seletiva.
O projeto ao mesmo tempo também busca realizar um trabalho em parceria os pais, como participar de palestras ministradas por nutricionistas sobre temas como obesidade e a importância de comer de maneira saudável. Além disso, prestigiar o trabalho das crianças durante a feira de ciências.
Já na fase final foi realizado um diagnóstico da influência do projeto no cotidiano escolar. Para que pudessemos verificar se, realmente, houve uma mudança significativa não só na qualidade da merenda, mas também na mentalidade de alunos, pais e docentes.
Metodologia
Foi iniciado com os alunos do 8º ano do Ensino Fundamental, um estudo sobre alimentos e hábitos alimentares. Inicialmente, um levantamento sobre os hábitos alimentares de cada aluno da turma foi feito e discutido o que era "certo" e "errado" na alimentação deles.
Figura 1:Primeiro encontro com os alunos da Faculdade de Nutrição da PUCRS
No segundo encontro, com o Curso de Nutrição da PUCRS, foi abordado o uso de corantes e a intolerância à certos alimentos que alguns de nós desenvolvem e a mudança que isso causa nos hábitos alimentares das pessoas que apresentam esse problema alimentar.
Os alunos também foram orientados em relação à leitura dos rótulos das embalagens dos alimentos, para que possam perceber alguns perigos que estão camuflados na descrição do produtos.
Figura 2: Segundo encontro com os Alunos da Faculdade de Nutrição da PUCRS
Durante as aulas foram trabalhados os distúrbios alimentares como: bulemia, anorexia e obesidade, os alunos demonstraram um bom conhecimento prévio sobre esses assuntos, mas não conheciam ninguém que os tivesse. Foi mostrado ao grupo fotos de pessoas com esses distúrbios e alguns ficaram chocados com algumas imagens. Também foi discutido a importância de consumirmos alimentos dos quais conhecemos a sua procedência e que nem sempre oa produtos que são vendidos como orgânicos, realmente são. Com isso resolvemos montar uma horta, com alguns temperos e verduras.
Os alunos do 8ºano, começaram a montar uma horta, utilizando garrafas PET. Durante a montagem da horta, cada aluno preparou sua garrafa PET e escolheu as suas sementes ou mudas para realizar o plantio. O plantio foi feito utilizando Terra Preta, terra adubada.
Figura 3: Primeiro plantio da nossa horta: salsa, cebolinha, pimenta, alface, alface roxa, manjericão
Depois de tudo pronto, os alunos regaram as plantas. Essa experiência se estenderá até o final do ano, pois os alunos irão realizar um plantio por mês, para conhecerem qual a melhor época para plantar determinado alimento.
Como atividade de fechamento os alunos fizeram uma releitura da obra de Giuseppe Arcimboldo, utilizando desenhos com frutas para construir rostos.
8a é o melhor kkkkk
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