terça-feira, 25 de maio de 2021

Atividade avaliativa - 9º ano

 Elementos químicos


Como você sabe, os elementos químicos estão distribuídos na tabela periódica de acordo com certas propriedades (número atômico, número de elétrons, número de camadas eletrônicas e quantidade de elétrons na última camada de valência).


https://conhecimentocientifico.r7.com/tabela-periodica/


A origem dos nomes e símbolos dos elementos químicos é um assunto interessante. Vimos o exemplo do hélio, elemento descoberto no Sol antes mesmo de ser identificado na Terra, e que recebeu o nome grego de nossa estrela.


Atividade

Nossa atividade de hoje acontecerá em três etapas:

1ª etapa: Escolha alguns elementos da tabela periódica (no mínimo três) e pesquise onde encontramos e como podemos utilizá-lo.


2ª etapa: Faça a postagem utilizando os comentários dessa postagem.


3ª etapa: Para fecharmos nossa atividade você deve interagir com seus colegas, comentando as postagens deles.


NÃO ESQUEÇA DE COLOCAR SEU NOME COMPLETO E A TURMA


88 comentários:

  1. Samuel- 9B
    Vanádio-Aproximadamente 80% do vanádio produzido é empregado como ferrovanádio ou como aditivo em aço. É usado para a produção de aços inoxidáveis para instrumentos cirúrgicos e ferramentas, em aços resistentes a corrosão e, misturado com alumínio em ligas de titânio, é empregado em motores a reação.

    ResponderExcluir
  2. Samuel 9B
    Platina-A platina é utilizada nos conversores catalíticos, nos equipamentos de laboratório, nos contatos elétricos e nos eletrodos, nas termorresistências, nos equipamentos odontológicos e na indústria de joias.

    ResponderExcluir
  3. Samuel 9B
    Estanho-O estanho é usado para produzir diversas ligas metálicas utilizadas para recobrir outros metais e protegê-los da corrosão, possui como principais minérios: Hematita e Cassiterita. Essas substâncias passam por uma purificação inicial e em seguida são reduzidas por fusão com carbono para formar o metal

    ResponderExcluir
  4. Gabrielle da Silva de oliveira 9b

    O roentgénio não se encontra presente na Natureza. Se este se encontrasse presente constituiria um risco devido à sua radiação perigosa. Nunca foi observada a formação de grandes quantidades de roentgenio uma vez que este decai muito rapidamente devido à emissão de partículas alfa.

    ResponderExcluir
  5. Marcela 9B
    O paládio é um elemento químico de símbolo Pd e de número atómico igual a 46. À temperatura ambiente, o paládio encontra-se no estado sólido. A maior parte do paládio em circulação no mundo é oriunda de jazidas de minérios da Rússia (principal produtor), África do Sul (maior reserva), Estados Unidos e Canadá. Quanto ao consumo de paládio, cerca de 50% é utilizado na produção de conversores catalíticos (em conjunto com platina e ródio) que são utilizados em veículos automotores com a finalidade de reduzir as emissões de gases poluentes.

    ResponderExcluir
  6. Gabrielle da Silva de oliveira 9b

    O gálio é encontrado na natureza, na forma de sais e óxido de gálio. Não é encontrado no mar nem em águas naturais, por causa da baixa solubilidade de seu óxido. Foi descoberto pelo químico francês Lecoq, em 1875, que isolou o metal pela eletrólise do hidróxido de gálio.utilizado para a produção de espelhos, ligas metálicas de baixos pontos de fusão e termômetros. O seu composto arsenieto de gálio é empregado na produção de circuitos integrados e diodos.

    ResponderExcluir
  7. RHUAN 9 B

    ETAPA 1
    O cobre geralmente se combina com outros elementos, formando compostos. As rochas que contêm esses compostos são chamadas de minérios de cobre.
    Por ser bom condutor de eletricidade e calor, o cobre costuma ser usado em instalações elétricas, aparelhos elétricos e eletrônicos, radiadores de motores para veículos e aparelhos de ar-condicionado. Tubulações de água e outras partes do sistema hidráulico de uma casa também podem ser feitas de cobre, pois ele é bastante resistente.

    OURO

    O ouro aparece incrustado em rochas no mundo inteiro, mas na maioria dos casos o volume é tão pequeno que não é visível. Por isso, extraí-lo da rocha não é fácil. Muitas vezes o ouro encontra-se em rochas que também têm cobre e zinco. Nesses casos, é extraído junto com esses elementos.
    Desde a Antiguidade, o ouro é utilizado para produzir lindas peças. Muitas delas estão preservadas e podem ser apreciadas nos museus. Hoje em dia, o ouro costuma ser usado para fazer joias, puro ou misturado com outro metal. Essas combinações de metais são chamadas de ligas. Entre os metais usados para produzir ligas de ouro estão a prata, o cobre e o zinco. O volume de ouro nesse tipo de joalheria é descrito em 24 partes, chamadas quilates. Uma liga de ouro de 12 quilates, por exemplo, tem 50 por cento de ouro. O ouro puro tem 24 quilates.

    TITÂNIO
    O titânio é utilizado em diversas aplicações industriais, desde a fabricação
    de turbinas para aviões supersônicos até próteses dentárias, sendo
    especialmente indicado para usos em materiais que necessitam de boa
    resistência em situações adversas, como tubulações em água do mar (Kane,
    1987) e em diversos artefatos da indústria aeroespacial. A utilização do titânio
    se deve a propriedades excepcionais: densidade elevada (4,5 g/cm3
    );
    tenacidade; alto ponto de fusão (1.670o
    C); grande resistência à corrosão
    (equivalente à da platina); elevada resistência mecânica (comparável à do aço);
    estabilidade térmica; grande capacidade de dispersão e elevada brancura.
    Por essas e outras razões, o titânio é considerado um metal de importância
    estratégica.

    ResponderExcluir
  8. Gabrielle da Silva de oliveira 9b

    O minério mais importante de mercúrio é o cinábrio cujas maiores reservas minerais são encontradas na Espanha, nas minas de Almadén. O mercúrio pode estar associado com hidrocarbonetos gasosos e líquidos (petróleo, betumes) e também com jazidas de carvão mineral.Seu uso mais antigo, desconsiderando a sua aplicação na mineração do ouro e da prata, foi na fabricação de espelhos, ainda usado atualmente. Também é utilizado em instrumentos de medidas (termômetros e barômetros), lâmpadas fluorescentes e como catalisador em reações químicas

    ResponderExcluir
  9. Millena 9B
    Boro: Leguminosas, como feijão e lentilha, nozes e cereais integrais, podem ser considerados outros bons exemplos de alimentos com boas quantidades de boro.

    ResponderExcluir
  10. Millena 9B
    Cobre: Calcocita, calcopirita, bornita, cuprita e malaquita são os minérios de cobre mais comuns. Para obter cobre puro, os cientistas devem separá-lo dos demais elementos. O cobre também é encontrado nas algas marinhas, em muitos corais, no fígado humano e em certos moluscos e artrópodes.

    ResponderExcluir
  11. Millena 9B
    Cromo: Uma de suas melhores fontes é o levedo de cerveja, que pode ser acrescentado no suco de sua preferência, por exemplo. Porém, o mineral antibarriga também é encontrado em carnes (como frango e fígado), ovos, ostras, grãos integrais, germe-de-trigo, queijo, pimentão verde, banana, espinafre e pimenta-do-reino.

    ResponderExcluir
  12. Gabriely Linhares 9D
    Sódio Além do sal e do nitrato de sódio, alguns dos compostos mais comuns à base de sódio são o bicarbonato de sódio, o carbonato de sódio e a soda cáustica. O carbonato de sódio é empregado na fabricação de vidro, de detergentes e de produtos de limpeza.
    O ferro possui propriedades como: bom condutor de calor e eletricidade, atualmente é utilizado extensivamente para a produção de aço, liga metálica para a produção de ferramentas, máquinas, veículos de transporte (automóveis, navios, etc.), como elemento estrutural de pontes, edifícios, e uma infinidade de outras ...
    Frâncio: Aplicações. Não há aplicações comerciais para o frâncio devido a sua vida muito curta, também não é possível obter este elemento em quantidades comerciais significativas. Somente é usado em tarefas de investigação, tanto no campo da biologia como também no da estrutura atômica.

    Temperatura de Curie: K

    Elétrons (por nível de energia): 2, 8, 18, 32, 18, 8, 1 (ver imagem)

    Raio de Van der Waals: 348 pm

    Estado da matéria: sólido

    ResponderExcluir
  13. Maria Eduarda 9D

    CÉSIO

    É um elemento metálico da série transição interna (terra rara , lantanídio) encontrado principalmente nos minerais monazita e bastnasita. À temperatura ambiente, o cério encontra-se no estado sólido.É usado como catalisador na hidrogenação de certos compostos orgânicos; Isótopos radioativos de césio são usados no campo médico para tratar de certos tipos de câncer; O fluoreto de césio é usado extensivamente na química orgânica como base e como fonte de íons fluoretos.

    ResponderExcluir
  14. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Jonathan França 9D

      O FERRO é um elemento químico de número atômico igual a 26, massa molar de 55,845 g/mol, ponto de fusão de 1535 ºC e ponto de ebulição de 2862 ºC. Esse metal é de muita importância em nossa sociedade, pois existem os mais diversos objetos que contêm ferro em sua constituição. Ele pode estar na sua forma pura ou formando a liga metálica chamada de aço (formada por aproximadamente 98,5% de ferro, 0,5 a 1,7% de carbono e traços de silício, enxofre e oxigênio).


      O ferro é um elemento químico de número atômico igual a 26, massa molar de 55,845 g/mol, ponto de fusão de 1535 ºC e ponto de ebulição de 2862 ºC. Esse metal é de muita importância em nossa sociedade, pois existem os mais diversos objetos que contêm ferro em sua constituição. Ele pode estar na sua forma pura ou formando a liga metálica chamada de aço (formada por aproximadamente 98,5% de ferro, 0,5 a 1,7% de carbono e traços de silício, enxofre e oxigênio).

      O ferro já é usado desde os tempos mais remotos, cerca de 4000 a 3500 a.C. Nessa época, o ferro era obtido por meio de meteoros e era considerado extremamente raro.


      Apesar de ser o quarto elemento mais abundante na crosta terrestre, não se encontra o ferro isolado na natureza, mas somente em minérios, sendo que os principais são: hematita (Fe2O3 – imagem abaixo), magnetita (Fe3O4), siderita (FeCO3), limonita (Fe2O3.H2O) e pirita (FeS2).

      Excluir
  15. Emily Linhares 9°B
    Emily Linhares - 9°B
    O ferro possui propriedades como: bom condutor de calor e eletricidade, atualmente é utilizado extensivamente para a produção de aço, liga metálica para a produção de ferramentas, máquinas, veículos de transporte (automóveis, navios, etc.), como elemento estrutural de pontes, edifícios, e uma infinidade de outras.
    O nitrogênio também é utilizado em outras diversas áreas e outras aplicações entre as quais estão: a fabricação de aço inoxidável, como gás refrigerante para criogenia, conservação de células reprodutivas, como explosivos (TNT), como combustível para foguetes, para encher pneus de alto desempenho e na medicina nuclear.
    O potássio é usado em células fotoelétricas. - Na forma de cloreto de potássio (KCl) e nitrato de potássio (KNO3) pode ser usado como fertilizante. O peróxido de potássio (K2O2) é empregado em aparelhos de respiração usados por bombeiros e mineiros.

    ResponderExcluir
  16. Maria Eduarda 9D

    CLORO

    Desinfecção de água de piscinas e de resíduos industriais, pois o cloro é capaz de matar microrganismos. Produção de compostos plásticos como PVC (policloreto de vinila) e borracha sintética. Produção de alguns tipos de compostos orgânicos e inorgânicos.O cloro é encontrado na natureza combinado com outros elementos, principalmente na forma de cloreto de sódio, NaCl , e também em outros minerais como a silvina, KCl, ou na carnallita, KMgCl3·6H2O. É o halogênio mais abundante na água do mar com uma concentração de aproximadamente 18 000 ppm.

    ResponderExcluir
  17. Maria Eduarda 9D

    MERCÚRIO

    Quase todo o mercúrio é encontrado em um minério vermelho chamado cinábrio. Essa rocha contém um composto, ou mistura, de mercúrio e enxofre. Os cientistas separam o mercúrio do enxofre. O mercúrio também ocorre puro na natureza, em gotas isoladas e, às vezes, em massas líquidas maiores.Em nosso dia-a-dia o mercúrio está presente em termômetros, lâmpadas fluorescentes, pilhas e até mesmo nas obturações de dentes.

    ResponderExcluir
  18. Manuela santos 9D

    darmstádio-
    O darmstádtio ou darmstácio é um elemento químico sintético de número atômico 110. O seu núcleo atômico mais estável possui massa atómica [281] u. Pertence ao grupo 10 da Classificação Periódica dos Elementos. Provavelmente é um sólido metálico.

     unúntrio-
    É um elemento químico sintético, símbolo químico temporário Uut, número atômico 113 (113 prótons e 113 elétrons). ... "Ununtrio" é um nome sistemático, temporário, indicado pela IUPAC. Não pode ser encontrado na natureza, pois para obtê-lo a sua estrutura tem de ser modificada para chegar a um resultado exato.

    criptônio-
    Recebe o nome de Criptônio um gás nobre, incolor, inodoro, insípido e inerte (de pequena reatividade). Seu símbolo é Kr, e possui o número atômico 36, uma massa atômica 83,8 u, e pertence à família 18 ou 8 A dos gases nobres da tabela periódica, juntamente com o hélio, neônio, argônio, o xenônio e o radônio.

    ResponderExcluir
  19. O disprósio é um elemento químico do grupo 3 (metais de transição) que pertence ao sexto períododa tabela periódica.

    O disprósio é umlantanídeo com brilho metálico prateado e é relativamente estável no ar em temperatura ambiente, mas se dissolve em ácidos minerais diluídos ou concentrados com liberação de hidrogênio. É mole e pode ser cortado com uma faca e também processado com máquinas sem emitir faíscas, evitando o superaquecimento. As características do disprósio podem ser muito afetadas por pequenas quantidades de impurezas

    O crípton (português europeu) ou criptônio(português brasileiro) (do grego, krípton, que significa oculto) é um elemento químico desímbolo Kr de número atómico e 36 (36prótons (ou Protões) e 36 elétrons (ou Eletrões) ) e de massa atómica igual a 83,8 u. À temperatura ambiente, o crípton encontra-se no estado gasoso.

    É um elemento do grupo dos gases nobres,18 (VIIIA ou 0) da Classificação Periódica dos elementos. Foi descoberto em 1898 porWilliam Ramsay e Morris Travers em resíduos da evaporação do ar líquido. Sua principal aplicação é para a fabricação de lâmpadas incandescentes e fluorescentes

    O livermório[3][4] é um elemento químicosintético, símbolo Lv, número atômico 116 (116 prótons e 116 elétrons), com provávelmassa atómica de [292] u, pertencente aogrupo 16 (VIA) da tabela periódica. O nome foi adotado pela IUPAC em 31 de maio de 2012.[5] Antes disso era conhecido pelo nome sistemático Unun-héxio (Uuh).

    É um elemento transurânico, radioativo, superpesado, provavelmente metálico, sólidoe com aspecto prateado. A descoberta foi relatada por cientistas norte-americanos em 1999 e russos em 2001

    ResponderExcluir
  20. Leticia 9D

    berílio; usado para aumentar a resistência de ligas metálicas, obtido pela redução de fluoreto de berílio com magnesio ou pela eletrólise de tetrafluoreto de berílio, usado para fabricar naves espaciais.

    Rubídio: Utilizado como combustível para naves espaciais, é encontrado em minerais como pulucita, leucita, lepidolita.

    Seaborgio; elemento químico sintético, não se encontra na natureza, nenhum uso fora do âmbito de pesquisa.

    ResponderExcluir
  21. Letycia Morinelli-9B

    Tálio-Além da sua função na medicina, o Tálio é muito utilizado em outras áreas como na produção de materiais para dispositivos ópticos por infravermelho, vidros com elevados índices de refração e na produção de fusíveis.

    Rutênio-Sendo um metal raro é usado em ligas para decoração em joalherias, sendo endurecedor de platina e paládio e usado para acessórios de resistência elétrica devido a sua alta resistência a temperaturas elevadas, e em ligas dentarias.

    Boro-Compostos de boro, como bórax e ácido bórico, são eficientes germicidas e inseticidas, principalmente contra baratas, por debilitar seu sistema digestivo.

    ResponderExcluir
  22. Jonathan França 9D

    Atômica 47,90 u, está situado no 4° grupo da Tabela Periódica, classificando-se como metal de transição.

    Propriedades químicas do Titânio:

    - resistente à corrosão;
    - possui alta condutividade elétrica;
    - metal dúctil;
    - metal fácil de ser moldado.

    Propriedades físicas do Titânio:
    - metal leve de alta resistência;
    - possui coloração branca metálica;
    - sólido à temperatura ambiente.

    Obtenção de Titânio: extraído de minerais como o rutilo (TiO2) e a Ilmenita (FeTiO3).

    Aplicações de Titânio

    - Por ser um metal leve, é usado em ligas para aplicação na indústria aeronáutica e aeroespacial. Foi escolhido para essa função por suportar altas temperaturas, característica indispensável em mísseis e naves espaciais.
    - Outra aplicação de Titânio está presente em implantes dentários e próteses ósseas, tudo porque sua característica leve proporciona maior conforto ao paciente

    ResponderExcluir
  23. Gabrielle Natalya 9D

    Mercúrio:Este metal pode ser encontrado em reservas minerais de Cinábrio. Pode ser usado em termômetros, barômetros, lâmpada fluorescentes, medicamentos, espelhos, detonadores, corantes, contatores, pilhas e outros.

    Fósforo:Podem ser usados nos palitos de fósforo (lembrando que o fósforo está contido nas caixas e não no palito), na composição de ligas metálicas, na indústria de fertilizantes, na composição dos cremes e géis dentais, para prevenir corrosão, e em artigos de pirotecnia. O fósforo não é encontrado livre na natureza, mas na forma de fosfatos, principalmente. Pode ser extraído dos fosfatos de metais alcalino-terrosos, que são encontrados em depósitos de rochas de minerais como a clorapatita, a fluorapatita e a vivianita.

    Astato:O ástato só existe na crosta terrestre como isótopos radioativos. A quantidade total de ástato na crosta terrestre é estimada em menos de 32 gramas, sendo considerado o elemento mais raro do mundo. É encontrado em minerais de urânio e tório, porém em quantidades muito pequenas (traços). O elemento é particularmente interessante porque os isótopos de astato são candidatos para a criação de radiofármacos para tratamento de câncer.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Interessante demais nossa senhora, q inteligente 🧠

      Excluir
    2. Realmente surpreendida, agora sou Outra pessoa 👍🏻🙀

      Excluir
  24. Jonathan França 9D

    O cobre é um elemento químico com símbolo Cu, número atômico 29, massa atômica 63,55 e pertencente ao grupo 11 da tabela periódica.

    O cobre pode sofrer diversos tipos de reações químicas e o seu produto mais conhecido é o sulfato de cobre.

    Quando exposto a água ou ar, ele sofre oxidação adquirindo uma coloração verde. Entretanto, é um metal bastante resistente à corrosão.
    O cobre é conhecido pela humanidade desde o período neolítico, quando era usado para produção de instrumentos de trabalho, armas e utensílios.

    É provável que seja o primeiro metal a ser manipulado pelo homem. Ele pode ser utilizado em sua forma pura ou combinado com outros metais, por exemplo, a liga entre o cobre e o estanho originou a Era do Bronze.

    As principais características do cobre são:

    Metal de coloração laranja-avermelhada;
    Sólido em temperatura ambiente;
    Densidade de 8,94 g/cm3 ;
    Ponto de fusão: 1084,62 °C;
    Ponto de ebulição: 2562 °C;
    Facilmente maleável;
    Possibilidade de ser reaproveitado;
    Dúctil;
    Ótimo condutor de calor e eletricidade;
    Isótopos estáveis na natureza: Cu-63 e Cu-65.

    ResponderExcluir
  25. Amanda Almeida 9ºA
    Sódio Além do sal e do nitrato de sódio, alguns dos compostos mais comuns à base de sódio são o bicarbonato de sódio, o carbonato de sódio e a soda cáustica.
    O carbonato de sódio é empregado na fabricação de vidro, de detergentes e de produtos de limpeza.
    O ferro possui propriedades como: bom condutor de calor e eletricidade, atualmente é utilizado extensivamente para a produção de aço, liga metálica para a produção de ferramentas, máquinas, veículos de transporte (automóveis, navios, etc.) como elemento estrutural de pontes, edifícios, e uma infinidade de outras ...
    Frâncio: Aplicações. Não há aplicações comerciais para o frâncio devido a sua vida muito curta, também não é possível obter este elemento em quantidades comerciais significativas. Somente é usado em tarefas de investigação, tanto no campo da biologia como também no da estrutura atômica.
    Temperatura de Curie: K
    Elétrons (por nível de energia): 2, 8, 18, 32, 18, 8, 1 (ver imagem)
    Raio de Van der Waals: 348 pm
    Estado da matéria: sólido

    ResponderExcluir
  26. gálio-é encontrado na natureza, na forma de sais e óxido de gálio. Não é encontrado no mar nem em águas naturais, por causa da baixa solubilidade de seu óxido

    Cobre-É um dos metais mais importantes industrialmente, de coloração avermelhada, dúctil, maleável e bom condutor de eletricidade. Conhecido desde a pré-história, o cobre é utilizado atualmente, para a produção de materiais condutores de eletricidade (fios e cabos), e em ligas metálicas como latão e bronze.

    Ouro- é um elemento químico de número atómico 79 que está situado no grupo 11 da tabela periódica, e de massa atómica 197 u. Na natureza, o ouro é produzido a partir da colisão de duas estrelas de nêutrons. O ouro é utilizado de forma generalizada em joalharia, indústria e eletrônica, bem como reserva de valor.

    ResponderExcluir
  27. Amanda Almeida 9ºA
    Tálio- Além da sua função na medicina, o Tálio é muito utilizado em outras áreas como na produção de materiais para dispositivos ópticos por infravermelho, vidros com elevados índices de refração e na produção de fusíveis.

    ResponderExcluir
  28. Amanda Almeida 9ºA
    Criptônio- Recebe o nome de Criptônio um gás nobre, incolor, inodoro, insípido e inerte (de pequena reatividade). Seu símbolo é Kr, e possui o número atômico 36, uma massa atômica 83,8 u, e pertence à família 18 ou 8 A dos gases nobres da tabela periódica, juntamente com o hélio, neônio, argônio, o xenônio e o radônio.

    ResponderExcluir
  29. Paula Vogt - 9°A

    Tântalo- metal raro, duro e com brilho metálico, encontrase no estado sólido, possível achar na Amazônia. Pode ser usado na produção de capacitores quer regulam o fluxo de eletricidade.


    Plutônio- encontrados em minérios concentrados em urânio, podem ser encontrados na natureza. usado como combustível em usinas nucleares e na fabricação de armas nucleares. elemento mais perigoso, podendo ser usadonem bombas atômicas.


    Bismuto- encontrado em abundância na China, Peru, Bolívia, Japão, entre outros. É um subproduto de processo de mineiras como chumbo, cobre, prata, ouro e estanho. É utilizado em soldas, fabricação de termopares e dispositivos para detectar fogo. Compostos de bismuto, livres de chumbo, são usados em cosméticos e em procedimentos médicos.

    ResponderExcluir
  30. Diogo 9A

    Mercúrio: Quase todo o mercúrio é encontrado em um minério vermelho chamado cinábrio. Essa rocha contém um composto, ou mistura, de mercúrio e enxofre. Os cientistas separam o mercúrio do enxofre. O mercúrio também ocorre puro na natureza, em gotas isoladas e, às vezes, em massas líquidas maiores.Em nosso dia-a-dia o mercúrio está presente em termômetros, lâmpadas fluorescentes, pilhas e até mesmo nas obturações de dentes.

    berílio; usado para aumentar a resistência de ligas metálicas, obtido pela redução de fluoreto de berílio com magnesio ou pela eletrólise de tetrafluoreto de berílio, usado para fabricar naves espaciais.

    Seaborgio; elemento químico sintético, não se encontra na natureza, nenhum uso fora do âmbito de pesquisa.

    ResponderExcluir
  31. Magnesio- Pertence à família dos Metais Alcalino-terrosos, e se localiza no grupo 2 A da Tabela Periódica dos elementos. ... Aplicação de Magnésio: O elemento Magnésio é aplicado na fabricação de fogos de artifício, lâmpadas e ainda está presente nos flashes fotográficos.

    ResponderExcluir
  32. Natalia Witt 9C
    Magnesio- Pertence à família dos Metais Alcalino-terrosos, e se localiza no grupo 2 A da Tabela Periódica dos elementos. ... Aplicação de Magnésio: O elemento Magnésio é aplicado na fabricação de fogos de artifício, lâmpadas e ainda está presente nos flashes fotográficos.

    ResponderExcluir
  33. Natália witt 9c
    Hélio- é o elemento de símbolo He da Tabela Periódica, que possui o número atômico 2, e é encontrado em condições ambientes na forma de um gás. As principais características do hélio são: gás monoatômico, baixo peso, incolor, inodoro, não inflamável e não tóxico.

    ResponderExcluir
  34. Igor Pohlmann Morais 9C

    gálio-é encontrado na natureza, na forma de sais e óxido de gálio. Não é encontrado no mar nem em águas naturais, por causa da baixa solubilidade de seu óxido

    Cobre-É um dos metais mais importantes industrialmente, de coloração avermelhada, dúctil, maleável e bom condutor de eletricidade. Conhecido desde a pré-história, o cobre é utilizado atualmente, para a produção de materiais condutores de eletricidade (fios e cabos), e em ligas metálicas como latão e bronze.

    Ouro- é um elemento químico de número atómico 79 que está situado no grupo 11 da tabela periódica, e de massa atómica 197 u. Na natureza, o ouro é produzido a partir da colisão de duas estrelas de nêutrons. O ouro é utilizado de forma generalizada em joalharia, indústria e eletrônica, bem como reserva de valor.

    ResponderExcluir
  35. sophia rocha de souza 9C


    MERCÚRIO

    Quase todo o mercúrio é encontrado em um minério vermelho chamado cinábrio. Essa rocha contém um composto, ou mistura, de mercúrio e enxofre. Os cientistas separam o mercúrio do enxofre. O mercúrio também ocorre puro na natureza, em gotas isoladas e, às vezes, em massas líquidas maiores.Em nosso dia-a-dia o mercúrio está presente em termômetros, lâmpadas fluorescentes, pilhas e até mesmo nas obturações de dentes.

    PLUTONIO- encontrados em minérios concentrados em urânio, podem ser encontrados na natureza. usado como combustível em usinas nucleares e na fabricação de armas nucleares. elemento mais perigoso, podendo ser usadonem bombas atômicas.

    GÁLIO-é encontrado na natureza, na forma de sais e óxido de gálio. Não é encontrado no mar nem em águas naturais, por causa da baixa solubilidade de seu óxido



    ResponderExcluir
  36. Natália Witt 9c
    O elemento químico Hidrogênio, cuja sigla é H, está posicionado na família IA da Tabela Periódica porque sua distribuição eletrônica apresenta o mesmo subnível mais energético que todos os outros elementos dessa família. Como seu número atômico é 1, logo sua distribuição eletrônica é 1s1.

    ResponderExcluir
  37. Estefany 9° C

    1-  Mercúrio
    O mercúrio é um dos poucos elementos que são encontrados em estado líquido à temperatura ambiente. Entre estes outros – césio, gálio, frâncio, rubídio e bromo -, apenas o bromo, além do mercúrio, são líquidos em condições normais de temperatura e pressão. Este elemento é um metal líquido prateado e inodoro, de alta densidade – tão alta que é possível fazer uma moeda boiar em sua superfície! O mercúrio é tóxico para os seres vivos e tem a capacidade de dissolver ouro, prata, metais alcalinos e até chumbo.
    2- Carbono
    Um mesmo elemento químico pode dar origem a substâncias simples diferentes, a partir de distintas modificações estruturais, em que os átomos do elemento estão ligados entre si de maneiras diferentes. Essas formas distintas de um elemento são chamadas de formas alotrópicas. No caso do carbono, tais alótropos variam tanto que ele é capaz de ser o grafite ou o diamante! Além disso, o carbono é a base para a vida, faz parte de todos os seres vivos e de cerca de 10 milhões de compostos orgânicos.
    3- Hélio
    Depois do hidrogênio, o hélio é o elemento de maior presença no universo e também na composição do Sol, constituindo 23,8% desse último (o hidrogênio representa 74,9%). O hélio é um gás nobre, ou seja, não reage com outros elementos, e tem o menor ponto de evaporação da tabela periódica. Esse gás só se torna líquido em condições extremas, de alta pressão e baixa temperatura, e também tem o ponto de solidificação mais baixo de todos os elementos químicos, sendo o único líquido que não se solidifica apenas com a diminuição de temperatura.

    ResponderExcluir
  38. O Hidrogênio:
    cuja sigla é H, está posicionado na família IA da Tabela Periódica porque sua distribuição eletrônica apresenta o mesmo subnível mais energético que todos os outros elementos dessa família. Como seu número atômico é 1, logo sua distribuição eletrônica é 1s1.



    O potássio;
    é um elemento químico leve, funde-se a baixas temperaturas e, em reação com a água, forma uma base alcalina. O elemento químico Potássio possui símbolo atômico K, número atômico 19 (19 prótons e 19 elétrons) e massa atômica 39 u. Como se vê, é um metal muito reativo, principalmente com a água.



    O Lítio;
    é um elemento químico de símbolo Li, número atômico 3 e massa atômica 7 u, possui em sua estrutura três prótons e três elétrons. Na tabela periódica dos elementos químicos, pertence à família 1A e está entre os elementos alcalinos.
    O Lítio é indicado na obtenção de ligas metálicas e no feitio de cerâmicas.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. HIDROGENIO:

      ONDE ENCONTRAMOS:
      Há hidrogênio em todos os tecidos das plantas e dos animais, e no petróleo e carvão.

      É UTILIZADO:
      -Na produção de combustível de energia limpa;


      POTÁSSIO:

      É UTILIZADO:
      -Em células fotoelétricas.
      -Na forma de cloreto de potássio (KCl) e nitrato de potássio (KNO3) pode ser usado como fertilizante. O KNO3 também é usado na fabricação de pólvora, este composto é responsável por reproduzir uma coloração violeta quando entra em combustão.


      LÍTIO:

      PODEMOS ENCONTAR:
      -Em desertos de sal (salares); vários deles localizados na América do Sul.

      PARA OQUE SERVE O LÍTIO:
      – em baterias; sendo bastante comuns as que usam íons de lítio em sua composição. Também pode ser usado para fabricar pilhas (baterias não recarregáveis).
      – adicionado em vidros para reduzir o coeficiente de expansão térmica e baixar o ponto de fusão.

      Excluir
  39. Cálcio- é um mineral essencial para a construção e manutenção dos ossos e dos dentes, além de ser muito importante para a contração muscular e transmissão dos impulsos nervosos.Este metal não é encontrado de forma pura na natureza, mas como constituinte de rochas ou minerais de grande interesse industrial, como: mármore, calcita, calcário e dolomita, através dos quais se obtém a cal viva e o cimento.

    Magnésio- é um mineral essencial para a vida. Sua principal função ajudar no metabolismo de carboidratos, lipídeos, proteínas e eletrólitos, por meio da ativação de enzimas.No mar: o magnésio se encontra dissolvido na água dos oceanos.

    Rádio-é usado em medicina para produzir o gás radônio, usado para o tratamento do câncer; Uma unidade da radioatividade, curie, se baseia na radioatividade do rádio-226; Hoje a grande maioria das pessoas que tem câncer necessitam do medicamento à base desse metal.À temperatura ambiente, o rádio encontra-se no estado sólido. É um metal altamente radioativo encontrado em minerais de urânio como na pechblenda.

    ResponderExcluir
  40. Kauã Gabriel da Silva 9°A

    Rádio-Ra:
    Em temperatura ambiente o rádio é encontrado em estado sólido.É um metal altamente radioativo encontrado em minerais de urânio como na pechblenda.O rádio (geralmente na forma de cloreto de rádio) é usado em medicina para produzir o gás radônio, usado para o tratamento do câncer; Uma unidade da radioatividade, curie, se baseia na radioatividade do rádio-226; Hoje a grande maioria das pessoas que tem câncer necessitam do medicamento à base desse metal.

    Itérbio-Yb:
    O itérbio é um elemento metálico prateado e macio. É uma terra rara da série dos lantanídios que é encontrado nos minerais gadolinita, monazita e xenótimo. O itérbio se associa às vezes com o ítrio e outros elementos relacionados. Ele é usado em determinados ácidos, e também pode ser usado tecnologia laser e apresenta algum uso em manómetros de pressão.

    Criptônio-Kr
    O lugar onde pode se encontrar Criptônio são diferenciadas, entre elas estão as que contem vulcões. Neste local, o elemento pode ser extraído dos gases vulcânicos e das águas termais. O método usado para esta extração é a destilação fracionada.A iluminação emitida pelos gases Ne e Ar é usada também no cinema, está presente nos projetores cinematográficos e, ainda, na forma de flash fotográfico para fotografar em altíssima velocidade.

    ResponderExcluir
  41. Felipe 9°c

    O berilio pode ser encontrado em cerca de 30 minerais diferentes, sendo as principais fontes a bertrandita crisoberilo é fenaquita, o berilio é um elemento bem leve que possui ponto de fusão de fusão relativamente alto e, por isso, ele é usado na produção de giroscópio e guias inerciais de mísseis e foguetes.


    Hélio, o Hélio é o segundo elemento químico mais abundante no universo, só perde para o hidrogênio. Ele é encontrado em 20% da matéria das estrelas, mas na atmosfera terrestre encontra-se apenas traços, provenientes da desintegração de alguns elementos.
    O gás Hélio é usado para enchimento de balões e como líquido refrigerador de materiais supercondutores.

    Lantânio, é encontrado principalmente em minerais terras raras associado com o cercio, é dúctil é maleável usado em ligas para a produção de lentes especiais, pedras de isqueiros e como esponja de hidrogênio.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito interessante e legal!
      Lisandro Neves, 26 - 9D

      Excluir
  42. Manganês

    -O manganês (português brasileiro) ou manganés (português europeu) (do francês manganèse) ou manganésio (designação preterida pela sua semelhança com o magnésio) é um elemento químico, símbolo Mn, número atômico 25 (25 prótons e 25 elétrons) e massa atómica 55 u, sólido em temperatura ambiente.

    -Situa-se no grupo 7 (anteriormente denominado como 7B) da classificação periódica dos elementos, sendo um metal de transição externa. Usado em ligas principalmente na do aço e, também, para a produção de pilhas. Foi descoberto em 1774 pelo sueco Johan Gottlieb Gahn, reduzindo o seu óxido com carbono. Sua principal aplicação é na fabricação de ligas metálicas no qual é um agente removedor de enxofre e oxigênio e outros usos de seus principais compostos incluem o dióxido de manganês na confecção de pilhas secas e o permanganato de potássio em laboratório como agente oxidante em várias reações químicas.

    -É o 12º elemento mais abundante da crosta terrestre e seus principais minérios são a pirolusita e a rodocrosita. As maiores jazidas estão localizadas na África do Sul, Brasil, Ucrânia, Austrália, Índia, China e Gabão. No território brasileiro os estados do Pará, Minas Gerais e Mato Grosso do Sul são as principais regiões de mineração.


    Moscóvio

    -O moscóvio é um elemento químico sintético, de símbolo Mc e número atômico 115. É um elemento transurânico, radioativo, provavelmente metálico e sólido cuja descoberta foi anunciada por cientistas russos e norte-americanos no início de 2004. Em setembro de 2013 pesquisadores suecos da Universidade de Lund também conseguiram criar o mesmo elemento, ratificando assim a descoberta de 2004. Em 2015, a IUPAC e a IUPAP confirmaram descoberta dos elementos nihônio, moscóvio, tennesso e oganessônio. No dia 8 de junho de 2016, a IUPAC sugeriu que o elemento 115 fosse batizado de moscovium, e é esperado que um nome seja selecionado de maneira definitiva até 8 de novembro de 2016.

    -O número atômico é o número de prótons do átomo de um elemento. O elemento mais pesado comumente encontrado na natureza é o urânio, que tem 92 prótons, mas os cientistas podem carregar ainda mais prótons em um núcleo atômico e fazer elementos mais pesados, através de reações de fusão nuclear.


    Amerício

    -O amerício (nome dado em homenagem ao Continente Americano) é um elemento químico radioativo e transurânico com símbolo Am e número atômico 95. É um elemento actínio, localizado na tabela periódica abaixo do elemento európio, um lantanídio, e portanto por analogia, foi nomeado a partir de outro continente, a América.

    -Amerício foi primeiramente produzido em 1944 pelo grupo de Glenn T. Seaborg na Universidade da Califórnia, Berkeley. Embora ele seja o terceiro elemento da série transurânica, ele foi o quarto a ser descoberto, depois do elemento cúrio que possui maior número atômico. A descoberta foi mantida em segredo e só foi liberada para o público em novembro de 1945. A maioria do amerício é produzida bombardeando urânio ou plutônio com nêutrons em reatores nucleares

    -Esse elemento é encontrado em detectores de fumaça, encontrado em lares, escolas, onde se pretende obter maior segurança contra incêndios.

    ResponderExcluir
  43. Laura Wickboldt,9D

    CÉSIO
    É um elemento metálico da série transição interna encontrado nos minerais monazita e bastnasita. É usado como catalisador na hidrogenação de certos compostos orgânicos
    TITÂNIO
    Titânio é extraído de minerais como o rutilo e a Ilmenita
    Por ser um metal leve, é usado em ligas para aplicação na indústria aeronáutica e aeroespacial. Foi escolhido para essa função por suportar altas temperaturas, característica indispensável em mísseis e naves espaciais.
    MERCÚRIO
    Ele é um metal obtido através da ustulação de sulfetos e outros minerais. Ele é utilizado em garimpos, em antigas fábricas de cloro e soda (como catalisador em alguns processos químicos) e em pilhas de óxido de mercúrio.

    ResponderExcluir
  44. Maria Eduarda 9A. CARBONO- Usado: Em usinas de produção de energia até a fabricação de joias. Encontrado: Em compostos orgânicos. TRÍTIO- Usado: Como combustível nuclear para obter energia através da fusão nuclear. Encontrado: Ao redor do Sol e no espaço exterior. ALUMÍNIO- Uso: Embalagens de setores farmacêuticos ,de bebidas, de limpezas, cosméticos de higiene e produtos alimentícios. Encontrado: Na natureza e apenas na forma de minério.

    ResponderExcluir
  45. Kaylane 9C

    Titânio - É um elemento químico de símbolo Ti, número atômico 22, com massa atômica 47,90 u. É encontrado em quase todos os tipos de rochas, solos e corpos de água. pode ser utilizado para a produção de ligas com ferro, alumínio, vanádio e molibdênio, entre outros elementos, para aumentar a resistência mecânica, utilizada na indústria aeroespacial. Também é utilizado para a produção de catalisadores na indústria química e petroquímica, automobilística, agrícola, médica, em produtos esportivos, jóias, telefones celulares, entre outros.


    O ferro - É um elemento químico, símbolo Fe, de número atômico 26 e massa atômica 56 u. É extraído da natureza sob a forma de minério de ferro que, depois de passado para o estágio de ferro-gusa, através de processos de transformação, é usado na forma de lingotes. Controlando-se o teor de carbono, dá-se origem a vários tipos de aço. Atualmente, é utilizado extensivamente para a produção de aço, liga metálica para a produção de ferramentas, máquinas, veículos de transporte, elemento estrutural de pontes, edifícios e uma infinidade de outras aplicações.


    Mercúrio - É um elemento químico de número atômico 80, massa atómica 200,5 u. Pode ser encontrado em reservas minerais de Cinábrio, é utilizado em instrumentos de medidas, lâmpadas fluorescentes e como catalisador em reações químicas.

    ResponderExcluir
  46. Marley Andrade 9°D


    Fósforo

    Ele não é encontrado isolado na natureza pelo fato de ser bastante reativo, estando presente no mineral apatita. Em sua forma pura consiste em uma substância semi transparente, de consistência mole, semelhante a uma cera e que brilha no escuro.

    Uma conhecida utilização são os palitos de fósforos, mas vale lembrar que o fósforo encontra-se na parte exterior da caixa, na superfície onde se risca o palito. Enquanto isso, a ponta do palito com a coloração vermelha apresenta enxofre


    Nitrogênio

    Apesar de estar presente em grande quantidade na atmosfera, o teor de nitrogênio na crosta terrestre é relativamente escasso, na ordem de 19 ppm, o que significa que em cada tonelada há 19 g dele. Ele é o 33º elemento em ordem de abundância.

    nitrogenio também é utilizado em outras diversas áreas e outras aplicações entre as quais estão: a fabricação de aço inoxidável, como gás refrigerante para criogenia, conservação de células reprodutivas, como explosivos (TNT), como combustível para foguetes, para encher pneus de alto desempenho e na medicina nuclear


    Carbono

    O carbono é um dos elementos que apresentam alotropia e, por isso, pode ser encontrado em diferentes formas, dependendo do alótropo em questão. Entre as formas alotrópicas do carbono, as mais conhecidas são o grafite e o diamante.

    Além disso, o carbono pode ser encontrado ligado a outros elementos químicos, formando os mais diversos compostos. Por exemplo, quando ligado a dois átomos de oxigênio, forma a molécula do gás carbônico, CO2, presente nos ciclos de respiração celular e na fotossíntese das plantas.
    Além disso, o carbono é o elemento base da Química orgânica, sendo objeto de estudo em diversas pesquisas, e está presente na constituição de compostos orgânicos naturais (como o DNA, as proteínas e os biocombustíveis), e de compostos sintéticos (como nylon, borrachas, plásticos e fármacos).

    Devido à grande quantidade de compostos que possuem carbono em sua constituição, a quantidade dos seus usos é enorme. Confira a lista de alguns deles:
    - Em combustíveis, como gasolina, diesel, gás natural e carvão;
    - Na fabricação de lápis, eletrodos e lubrificantes (na forma de grafite);
    - Na fabricação de joias e, por conta da sua dureza, em instrumentos industriais de corte, perfuração etc.;
    - Em indústrias siderúrgicas (é adicionado à liga de ferro para dar maior resistência ao material, como é o exemplo do aço);
    - Na datação de objetos encontrados em sítios arqueológicos (como isótopo radioativo do carbono, C-14).
    Além dessas aplicações, o carbono pode servir para outras várias atividades, seja em indústrias e laboratórios, seja no nosso cotidiano.

    ResponderExcluir
  47. diully dias 9a
    HIDROGÊNIO:
    o hidrogênio é o primeiro elemento da tabela periódica por que possui apenas 1 próton. (H) é o seu símbolo, do grego, a palavra ´´hidrogênio´´ é composta pelos termos hydro e genes, que significa gerador de água. É encontrado em estado puro, como um elemento quimico gásoso.

    COBRE é o elemento químico do grupo 11, seu símbolo é (Cu), seu número atômico é 29 e massa atômica 63.546u. Originado da língua latina ´´CUPRUM´´ faz referência a ILHA DE CHIPRE, oriente do mar mediterrâneo, onde foi encontrado pela primeira vez. O cobre é o terceiro metal mais usado no mundo, é utilizado para o revestimento dos fios de energia elétrica, para a fabricação de veículos em fios, conectores, freios, rolamentos e radiadores, também é utilizado em ligas metálicas, entre outros.

    FLÚOR elemento químico representado pelo símbolo (f) e seu número atômico é 9. Ele se destaca por ser o elemento mais eletronegativo e reativo de todos os elementos, é utilizado para a fabricação de polímeros, revestimentos de alta resistência...

    ResponderExcluir
  48. Arthur luzardo 9b
    Platina:A platina é utilizada nos conversores catalíticos, nos equipamentos de laboratório, nos contatos elétricos e nos eletrodos, nas termorresistências, nos equipamentos odontológicos e na indústria de joias.

    ResponderExcluir
  49. Arthur luzardo 9b Vanádio:Aproximadamente 80% do vanádio produzido é empregado como ferrovanádio ou como aditivo em aço. É usado para a produção de aços inoxidáveis para instrumentos cirúrgicos e ferramentas, em aços resistentes a corrosão e, misturado com alumínio em ligas de titânio, é empregado em motores a reação.

    ResponderExcluir
  50. Arthur luzardo 9b
    Boro:Leguminosas, como feijão e lentilha, nozes e cereais integrais, podem ser considerados outros bons exemplos de alimentos com boas quantidades de boro.

    ResponderExcluir
  51. Gabriela Cardoso-9°B

    Ouro- é um elemento químico de número atómico 79 que está situado no grupo 11 da tabela periódica, e de massa atómica 197 u. Na natureza, o ouro é produzido a partir da colisão de duas estrelas de nêutrons. O ouro é utilizado de forma generalizada em joalharia, indústria e eletrônica, bem como reserva de valor.

    Boro- Leguminosas, como feijão e lentilha, nozes e cereais integrais, podem ser considerados outros bons exemplos de alimentos com boas quantidades de boro.

    Mercúrio- Quase todo o mercúrio é encontrado em um minério vermelho chamado cinábrio. Essa rocha contém um composto, ou mistura, de mercúrio e enxofre. Os cientistas separam o mercúrio do enxofre. O mercúrio também ocorre puro na natureza, em gotas isoladas e, às vezes, em massas líquidas maiores.Em nosso dia-a-dia o mercúrio está presente em termômetros, lâmpadas fluorescentes, pilhas e até mesmo nas obturações de dentes.

    ResponderExcluir
  52. Manuella Machado 9°D
    Mercúrio
    O mercúrio é um elemento químico de número atômico 80 (80 prótons e 80 elétrons) e massa atómica 200,5 u.O mercúrio pertence ao grupo (ou família) 12 (anteriormente chamada 2B) e faz parte da classe dos metais de transição.
    Normalmente utilizado em instrumentos de medidas (termômetros e barômetros), lâmpadas fluorescentes e como catalisador em reações químicas.

    Ouro
    O ouro é um elemento químico (símbolo Au) de número atómico 79 (79 prótons e 79 eléctrons) que está situado no grupo 11 (anteriormente chamado IB) da tabela periódica, e de massa atómica 197 u. Na natureza, o ouro é produzido a partir da colisão de duas estrelas de nêutrons.[1][2][3] O ouro é utilizado de forma generalizada em joalharia, indústria e eletrônica, bem como reserva de valor.

    Platina
    A platina um elemento químico de símbolo Pt de número atômico 78 (78 prótons e 78 elétrons), e de massa atômica igual a 195,08 u (78 u de prótons e 117,1 u de nêutrons). Ele é um elemento químico denso, maleável, dúctil, tem pouca reatividade, precioso, tem coloração prata branqueada e é um metal de transição.A platina é membro do grupo de platina e está no Grupo 10. Ela tem naturalmente seis isótopos. Ela é um elemento químico escasso, do qual se encontra em média na litosfera aproximadamente 5 μg/kg. Ela está especialmente nos depósitos dos minérios de níquel e cobre, principalmente na África do Sul, que responde por 80% da produção mundial.Como a platina é encontrada naturalmente nos aluviões de diversos rios, ela foi utilizada pela primeira vez pelos nativos pré-colombianos da América do Sul para produzir artefatos. A platina é utilizada nos conversores catalíticos, nos equipamentos de laboratório, nos contatos elétricos e nos eletrodos, nas termorresistências, nos equipamentos odontológicos e na indústria de joias. 

    ResponderExcluir
  53. Ana Clara Ozorio 9D
    Césio- O césio é adquirido por eletrólise do cianeto fundido ou de numerosas outras maneiras .É usado como catalisador na hidrogenação de certos compostos orgânicos; Isótopos radioativos de césio são usados no campo médico para tratar de certos tipos de câncer.
    Cálcio- Não é encontrado de forma pura na natureza, mas como componente de rochas ou minerais de grande interesse industrial, como: mármore, calcita, calcário e dolomita, através dos quais se obtém a cal viva e o cimento. cálcio é usado na produção de alguns metais, como um agente de aliança.
    Magnésio- É encontrado na superfície da Terra onde está presente na forma mineral e pode ser extraído de minerais rochosos, como: dolomita, olivina, magnesita e serpentina , no mar é encontrado dissolvido na água dos oceanos. O Magnésio é utilizado na fabricação de fogos de artifício, lâmpadas e ainda está presente nos flashes fotográficos, mas também pode ser usado como catalisador em reações orgânicas: reações de adição e redução, desalogenização e condensação.

    ResponderExcluir
  54. Evellyn Silveira 9°D
    *Fósforo* : Esse elemento é encontrado em rochas, minerais,plantas e animais como parte de vários compostos,que são combinações de elementos.Sua principal fonte é a apatita ou fosfato de rocha. Podemos utilizar em práticas agrícolas,na fabricação de fertilizantes inorgânicos,fazendo parte de um importante ciclo biogeoquímico para natureza.
    *Ferro* : O ferro encontra- se geralmente sob forma de óxidos,como a magnetite e a hematite ou ainda como carbonato,a siderite. Esse mineral tbm é encontrado em nosso corpo,sendo componente principal na composição da proteína hemoglobina que permite o transporte de gases pelo nosso corpo.
    O ferro possui propriedades como: bom condutor de calor e eletricidade, atualmente é utilizado extensivamente para a produção de aço, liga metálica para a produção de ferramentas, máquinas, veículos de transporte (automóveis, navios, etc.), como elemento estrutural de pontes, edifícios, e uma infinidade de outras .
    *Flúor*: O flúor é um mineral natural encontrado em toda a crosta terrestre e largamente distribuído pela natureza. Alguns alimentos contêm flúor, assim como a água fornecida por algumas empresas de serviço público. O flúor é geralmente adicionado à água potável para ajudar a reduzir a incidência de cáries nos dentes.É também usado para fazer o hexafluoreto de enxofre, o gás isolante para transformadores de energia eléctrica de alta potência. Na verdade, o flúor é utilizado em muitos produtos químicos fluorados, incluindo os solventes e plásticos de alta temperatura, tais como o Teflon.

    ResponderExcluir
  55. Eduarda Dyovana dos Santos Oliveira
    9°C

    CLORO
    -Desinfecção de água de piscinas e de resíduos industriais, pois o cloro é capaz de matar microrganismos. Produção de compostos plásticos como PVC (policloreto de vinila) e borracha sintética. Produção de alguns tipos de compostos orgânicos e inorgânicos.O cloro é encontrado na natureza combinado com outros elementos, principalmente na forma de cloreto de sódio, NaCl , e também em outros minerais como a silvina, KCl, ou na carnallita, KMgCl3·6H2O. É o halogênio mais abundante na água do mar com uma concentração de aproximadamente 18 000 ppm.

    MERCÚRIO
    -Quase todo o mercúrio é encontrado em um minério vermelho chamado cinábrio. Essa rocha contém um composto, ou mistura, de mercúrio e enxofre. Os cientistas separam o mercúrio do enxofre. O mercúrio também ocorre puro na natureza, em gotas isoladas e, às vezes, em massas líquidas maiores.Em nosso dia-a-dia o mercúrio está presente em termômetros, lâmpadas fluorescentes, pilhas e até mesmo nas obturações de dentes.

    COBRE
    -É o elemento químico do grupo 11, seu símbolo é (Cu), seu número atômico é 29 e massa atômica 63.546u. Originado da língua latina ´´CUPRUM´´ faz referência a ILHA DE CHIPRE, oriente do mar mediterrâneo, onde foi encontrado pela primeira vez. O cobre é o terceiro metal mais usado no mundo, é utilizado para o revestimento dos fios de energia elétrica, para a fabricação de veículos em fios, conectores, freios, rolamentos e radiadores, também é utilizado em ligas metálicas, entre outros.

    ResponderExcluir
  56. Karoline 9A

    CLORO
    Desinfecção de água de piscinas e de resíduos industriais, pois o cloro é capaz de matar microrganismos. Produção de compostos plásticos como PVC (policloreto de vinila) e borracha sintética. Produção de alguns tipos de compostos orgânicos e inorgânicos.O cloro é encontrado na natureza combinado com outros elementos, principalmente na forma de cloreto de sódio, NaCl , e também em outros minerais como a silvina, KCl, ou na carnallita, KMgCl3·6H2O. É o halogênio mais abundante na água do mar com uma concentração de aproximadamente 18 000 ppm.

    FERRO
    Possui propriedades como: bom condutor de calor e eletricidade, atualmente é utilizado extensivamente para a produção de aço, liga metálica para a produção de ferramentas, máquinas, veículos de transporte (automóveis, navios, etc.), como elemento estrutural de pontes, edifícios, e uma infinidade de outras.

    ESTRANHO
    O estanho é usado para produzir diversas ligas metálicas utilizadas para recobrir outros metais e protegê-los da corrosão, possui como principais minérios: Hematita e Cassiterita. Essas substâncias passam por uma purificação inicial e em seguida são reduzidas por fusão com carbono para formar o metal

    ResponderExcluir
  57. Tabita Santana 9°A
    MAGNÉSIO
    É um mineral essencial ao funcionamento do corpo humano. Ele é encontrado, principalmente, no esqueleto humano (60%),dentro das nossas células (39%) e nos nossos músculos (20%) e apenas 1% esta fora das nossas células. Presente em mais de 300 reações químicas no nosso corpo. Na superfície da Terra está presente na forma mineral e pode ser extraído de minerais rochosos, como: dolomita, olivina, magnesita e serpentina. No mar, encontra-se dissolvido na água dos oceanos, também em alguns alimentos:abacate, nozes, amêndoas. O Magnésio é utilizado na fabricação de fogos de artifício, lâmpadas e ainda está presente nos flashes fotográficos

    PRATA
    Na natureza, é mais provável que a prata seja encontrada como um composto. Em 2014, estimava-se que havia 26.800 toneladas de prata fina disponíveis no mundo.Ela existe em forma pura na natureza, mas também é encontrada em muitos minerais, como a argentita e a tetraedrita. A maior parte dos minérios, ou rochas, que contêm prata também possuem os importantes metais chumbo, cobre ou zinco, ou uma combinação dos três. A maioria das minas de prata do mundo está localizada no Peru, Bolívia, México, China, Austrália, Chile, Polônia e Sérvia.A Prata pode ter três origens: a natural (encontrada na natureza), a industrial e a sintética (produzida em laboratório)A prata pode ser utilizada na Produção de instrumentos musicais; Fabricação de radiadores de automóveis; Fabricação de moedas; Na área odontológica (amálgama para restauração, por exemplo);

    SILÍCIO
    Ele está presente em praticamente toda areia, rocha, barro e solo. Pode ser encontrado também em todas as águas naturais, na atmosfera (como poeira), em muitas plantas e nos esqueletos, tecidos e fluidos orgânicos de alguns animais. O silício é o segundo elemento mais abundante na crosta terrestre (27,7%), ficando atrás somente do oxigênio. Ele é encontrado em praticamente todas as rochas, areias, barros e solos. O silício não é encontrado isolado na natureza e, inclusive, combina-se com o oxigênio para formar a sílica (SiO2 - dióxido de silício). O silício orgânico pode ser obtido da alimentação ou ingerido através da toma de suplementos alimentares. Alguns exemplos de alimentos com silício na composição são a maçã, laranja, manga, banana, repolho cru, pepino, abóbora, frutos secos, cereais e peixes, por exemplo

    ResponderExcluir
  58. Lisandro Neves, 26 - 9ºD

    OURO
    É o elemento químico de número atómico 79.
    É encontrado livre na natureza, em forma de pepitas.
    É utilizado de forma generalizada em joalharia, indústria e eletrônica, bem como reserva de valor.

    OXIGÊNIO
    É o elemento químico de número atómico 8
    Encontra-se no estado livre como componente do ar, do qual constitui cerca de 20% em volume
    É o responsável por todos os processos de combustão e, por isso, é imprescindível para a vida.

    ALUMÍNIO
    É o elemento químico de número atômico 13
    Na temperatura ambiente é sólido, sendo o elemento metálico mais abundante da crosta terrestre
    É usado na construção civil, na fabricação de utensílios, cabos elétricos, recipientes, entre outros

    ResponderExcluir
  59. Caroline Martins Correa 9ºD
    Neptúnio: O neptúnio ou netúnio (em homenagem ao planeta Netuno) é um elemento químico sintético de símbolo Np, com número atômico 93 (93 prótons e 93 elétrons). A sua massa atómica é 237,0482 u.
    Onde podemos encontrar:
    – ocorre naturalmente como resultado do decaimento radioativo em minerais de urânio;
    – existe no ambiente em pequenas quantidades devido aos resíduos dos antigos testes nucleares.
    Quais são as principais aplicações do elemento neptúnio no cotidiano?
    – o isótopo neptúnio-237 pode ser usado em detectores de nêutrons;
    – como precursor na produção de plutônio;
    – em pesquisas para produção de armas nucleares.
    Copernício: O copernício, também chamado de copérnio, inicialmente chamado de unúnbio, unúmbio ou eka-mercúrio, é um elemento químico sintético, de símbolo Cn, número atômico 112, com massa atómica [285] u. É um elemento de transição, transurânico, pertencente ao grupo 12 da tabela periódica.
    Onde podemos encontrar:
    – É um elemento sintético que só pode ser encontrado em laboratórios que o produzam.

    Quais são as principais aplicações do elemento copernício no cotidiano?
    – Não sabemos qual a função do elemento químico Copernício. Ele foi descoberto em 1996 e seu símbolo é Cn. ... É difícil definir qual a função do Copernício, afinal, ele não é estável e é um elemento artificial. Ele foi produzido em laboratório e ele não se mantém "vivo" por muito tempo.

    Bromo: O bromo (do grego: bromos, fétido) é um elemento químico de símbolo Br, número atômico 35 (35 prótons e 35 elétrons) e com massa atómica igual a 79,9 u. À temperatura ambiente, o bromo encontra-se no estado líquido. É vermelho, volátil e denso. Sua reatividade é intermediária entre a do cloro e a do iodo.

    Onde podemos encontrar:
    – É um líquido castanho avermelhado e nunca é encontrado naturalmente em sua forma elementar, mas sim em compostos inorgânicos, também conhecidos como brometos, e em compostos organobromados naturais. Estes são encontrados em solos, sais, ar e água do mar.

    Quais são as principais aplicações do elemento bromo no cotidiano?
    – O bromo é empregado na fabricação de produtos de pulverização, agentes não inflamáveis, produtos para a purificação de águas, corantes, brometos empregados em fotografia (brometo de prata, AgBr), desinfetantes, inseticidas e outros.

    ResponderExcluir
  60. Marcela Vargas 9B

    O estanho é um elemento químico de símbolo Sn, derivado do latim Stannum, com número atômico 50 (50 prótons e 50 elétrons). Possui massa atômica de 118 710 u. Está situado no grupo 14 ou IVA da classificação periódica dos elementos.
    É encontrado principalmente em um minério chamado cassiterita. Algumas das primeiras minas de estanho se localizavam na Inglaterra e na Espanha. No início do século XXI, os países que lideram a produção desse metal estão no sul e no leste da Ásia
    Ele é usado para produzir diversas ligas metálicas utilizadas para recobrir outros metais e protegê-los da corrosão, possui como principais minérios: Hematita e Cassiterita.

    ResponderExcluir
  61. Marcela Vargas 9B

    O zinco é um elemento químico de símbolo Zn, número atômico 30 com massa atómica 65,4 unidade de massa atómica. À temperatura ambiente, o zinco encontra-se no estado sólido. Está situado no grupo 12 da Classificação Periódica dos Elementos.
    Ele é encontrado com relativa facilidade na natureza, sendo comum a associação com o oxigênio e enxofre, formando os óxidos e sulfetos. Geralmente, é encontrado com o chumbo, prata e ouro.
    O zinco é bastante utilizado na galvanização do aço ou ferro, protegendo esses metais contra a corrosão. Isso acontece porque o zinco é um metal que não sofre corrosão

    ResponderExcluir
  62. ALUMÍNIO
    É o elemento químico de número atômico 13
    Na temperatura ambiente é sólido, sendo o elemento metálico mais abundante da crosta terrestre
    É usado na construção civil, na fabricação de utensílios, cabos elétricos, recipientes, entre outros

    COBRE
    elemento quimico de numero 11
    O maior depósito conhecido de cobre está situado no Chile, na cordilheira dos Andes. Há grandes depósitos nos Estados Unidos, na Indonésia, no Peru, na Austrália e na Rússia. O cobre também é encontrado nas algas marinhas, em muitos corais, no fígado humano e em certos moluscos e artrópodes.
    É um dos metais mais importantes industrialmente, de coloração avermelhada, dúctil, maleável e bom condutor de eletricidade. Conhecido desde a pré-história, o cobre é utilizado atualmente, para a produção de materiais condutores de eletricidade (fios e cabos), e em ligas metálicas como latão e bronze.


    OURO
    elemento quimico atómico 79
    O ouro aparece incrustado em rochas no mundo inteiro, mas na maioria dos casos o volume é tão pequeno que não é visível. Por isso, extraí-lo da rocha não é fácil. Muitas vezes o ouro encontra-se em rochas que também têm cobre e zinco. Nesses casos, é extraído junto com esses elementos.
    O ouro e as suas diversas ligas metálicas são muito empregados em joalherias, fabricação de moedas e como padrão monetário em muitos países. Devido à sua boa condutividade elétrica, resistência à corrosão e uma boa combinação de propriedades físicas e químicas, apresenta diversas aplicações industriais.

    ARTUR SOUZA 9D

    ResponderExcluir
  63. Cassyano Linck 9°B

    HÉLIO:
    O hélio é um elemento químico de símbolo He e que possui massa atómica igual a 4 u, apresentando número atômico 2. À temperatura ambiente, o hélio encontra-se no estado gasoso.

    NITROGÊNIO:
    O azoto, nitrogénio ou nitrogênio é um elemento químico com símbolo N, número atómico 7 e de massa atómica 14,00674 u, representado no grupo 7 da tabela periódica. Pertence à família dos pnicogénios. O nitrogénio foi descoberto pelo médico escocês Daniel Rutherford em 1772, como componente separável do ar.

    TÂNTALO:
    O tântalo ou tantálio é um elemento químico de número atômico 73, símbolo Ta com massa atómica 181 u que se situa no grupo 5 da classificação periódica dos elementos. Trata-se de um metal de transição raro, azul grisáceo, duro, que apresenta brilho metálico, cor meio acinzentada e resiste muito bem à corrosão.

    IODO:
    O iodo é um elemento químico de símbolo I, de número atómico 53 e de massa atómica 126,9 u. À temperatura ambiente, o iodo encontra-se no estado sólido. É um não metal, do grupo dos halogênios da classificação periódica dos elementos.

    ResponderExcluir
  64. Carlos Alberto - 9°B

    Tântalo
    O tântalo (Ta) é um elemento metálico encontrado em baixíssima concentração na crosta terrestre, predominantemente no minério tantalita, (Fe, Mn)O•Ta2O4, ou, em menor concentração, no minério columbita (Fe, Mn)O•(Nb, Ta)2O4
    Cerca de 60% do uso total do tântalo é na forma de pó metálico, para a fabricação de capacitores que regulam o fluxo de eletricidade nos circuitos integrados da indústria eletrônica, principalmente em telefones celulares, laptop, câmeras e vídeos.

    Urânio
    Os países com maiores reservas de urânio são: Austrália, Cazaquistão, Canadá, Rússia, Namíbia, África do Sul, China, Niger e Brasil, nesta ordem
    O Urânio é utilizado em indústria bélica (bombas atômicas e no secundário para bombas de hidrogênio), e como combustível em usinas nucleares para geração de energia elétrica.

    Fósforo
    O fósforo se encontra amplamente difundido pelos alimentos, sejam eles de origem animal ou de origem vegetal, existindo, contudo em maior quantidade nos alimentos de origem animal. A absorção do fósforo pelo organismo chega a aproximadamente 70% do que existe nos alimentos.
    O Fosfato trissódico é empregado como agente de limpeza para amolecer a água e prevenir a corrosão da tubulação. O Fósforo branco tem aplicações militares em bombas incendiárias e bombas de efeito moral. Também é usado em fósforos de segurança, pirotecnia, pastas de dente, detergentes, pesticidas e outros produtos.

    ResponderExcluir
  65. Renata Vargas 9°A

    Cloro:
    O cloro é um elemento químico, símbolo Cl, número atômico 17. Está contido no grupo dos halogênios (grupo 17; anteriormente conhecido como VIIA) e é o segundo halógeno mais leve, após o flúor. Sob condições normais é um gás de coloração amarelo esverdeada, onde forma as moléculas diatômicas. Tem a maior afinidade eletrônica, e a terceira maior eletronegatividade de todos os elementos reativos. E por esta razão, o cloro é um forte agente oxidante. O cloro livre é raro na Terra, e, geralmente, é um resultado da oxidação direta ou indireta, por oxigênio.
    É utilizado na fabricação de produtos para tratamento de água, e na fabricação do ácido clorídrico, principalmente. Está localizado na família VIIA da tabela periódica, sua massa atômica é 35,5 u, possui número atômico 17, e configuração eletrônica 1s², 2s², 2p6,3s²,3p5, e o símbolo é Cl.

    Ferro:
    O ferro é um elemento químico, símbolo Fe, de número atômico 26 (26 prótons e 26 elétrons) e massa atômica 56 u. À temperatura ambiente, o ferro encontra-se no estado sólido. É extraído da natureza sob a forma de minério de ferro que, depois de passado para o estágio de ferro-gusa, através de processos de transformação, é usado na forma de lingotes. Controlando-se o teor de carbono, dá-se origem a vários tipos de aço.
    O ferro possui propriedades como: bom condutor de calor e eletricidade, atualmente é utilizado extensivamente para a produção de aço, liga metálica para a produção de ferramentas, máquinas, veículos de transporte (automóveis, navios, etc.), como elemento estrutural de pontes, edifícios, e uma infinidade de outras

    Estanho:
    O estanho é um elemento químico de símbolo Sn, com número atômico 50 (50 prótons e 50 elétrons). Possui massa atômica de 118 710 u.[1] Está situado no grupo 14 ou IVA da classificação periódica dos elementos. É um metal prateado, maleável, sólido nas condições ambientais, não se oxida facilmente com o ar e resistente à corrosão.
    É usado para produzir diversas ligas metálicas utilizadas para recobrir outros metais para os proteger da corrosão. O estanho é obtido principalmente do mineral cassiterita, onde se apresenta como um óxido. É um dos metais mais antigos conhecidos, e foi usado como um dos componentes do bronze desde a antiguidade.

    ResponderExcluir